Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Ascensão do III Reich

As eleições nacionais de 1919 marcaram uma derrota parcial dos social-democratas, considerados responsáveis pela fome que se alastra na Alemanha. Para manterem-se no poder, aliaram-se aos católicos e aos burgueses liberais.

Em 1919, foi fundado o Partido Nazista, que teve como chefe Adolf Hitler, austríaco que lutara no exército alemão. No mesmo ano, foi votada a nova Constituição da Alemanha. Estabelecia uma federação de 23 Estados, que passavam a ter uma Constituição democrática, enviando seus delegados a uma Assembléia Nacional. O Reichrast.

O presidente da República seria eleito por sete anos mediante voto direto universal. Tinha por função comandar o exército, indicar os ministros, dissolver o Reichstag se necessário e convocar novas eleições.De 1919 até 1929, a chamada República de Weimar enfrentou enormes dificuldades. Apesar das reformas trabalhistas que limitavam o tempo de trabalho a oito horas e de um conselho de patrões e empregados criado para orientar a política econômica do país, a miséria e a fome orientar a política econômica do país, a miséria e a fome abatiam-se sobre a Alemanha em conseqüência da contínua desvalorização monetária, provocada por necessidade de pagar as repartições de guerra aos aliados franceses tornou a situação ainda mais crítica. Em 1923, a inflação era galopante.

Hendenburg foi eleito presidente em 1925, substituição a Ebert, falecido. A recuperação da Alemanha era bem frágil. A crise econômica mundial de 1929 demonstrando esse fato, pois permitiria a ascensão ao poder do líder do Partido Nazista, Adolf Hitler. Ele se utilizou do descontentamento dos alemães com o governo para obter mais adeptos. O Partido Nazista imitou o Partido Fascista: tinha tropas de choque e empregava métodos violentos contra socialistas, comunistas e judeus, além de perseguir sindicatos e jornais.

Em 1923, a França invadiu o centro industrial da Alemanha. Para forçar sua retirada, o governo alemão incentivou a greve na região e passou a pagar parte dos salários, aumentando a inflação. O desespero aumentou o número de adeptos do Partido Nazista. Hitler iniciou então uma revolução em Munique, mas fracassou, e ficou preso por alguns meses. Ele afirmava que os lemas eram superiores em termos raciais, e que o nazismo deveria conduzir o mundo.

Pregava a necessidade de se manter a pureza da raça ariana, eliminando de se manter a pureza da raça ariana, eliminando os judeus da Alemanha. Os judeus eram acusados de capitalistas, que enfraqueciam a Alemanha.
Quando Hitler chegou a poder, utilizou-se de suas tropas de choque para se livrar de adversários políticos. E em 1932 elegeu 230 deputados de seu partido. Em 1934, morreu o presidente alemão. Hitler, que assumiria em 1933 como primeiro-ministro, impôs uma ditadura violenta.

Pessoas de destaque da oposição foram enviadas para campos de concentração. Todos os estados ficaram centralizados pelas ordens de Hitler. Os judeus perderam a cidadania e passaram a ser perseguidos. Todos eram obrigados a exercer a doutrina nazista.

13 comentários:

  1. Indiscutível exemplo de como um situação ruim financeiramente pode dar lugar a oportunistas, inteligentes é claro, para transformar desordem, crise, desesperança e revolta em poder.

    Hitler é o maior exemplo que a humanidade pode ter de falsos líderes.

    É curioso como sistemas ditatoriais adoram a palavras como povo ou democracia. Tais como: REPÚBLICA POPULAR DA CHINA, República Democrática Popular da Coreia, Alemanha Oriental, oficialmente República Democrática Alemã, República Democrática do Congo.

    E para finalizar essa história de raça pura, para mim, é coisa de Pedigree

    ResponderExcluir
  2. Após o fracasso da Alemanha ,na primeira guerra mundial a Alemanha sofria com a fome e com uma reforma politíca. A Alemanha estava dividida entre socialistas, que queria que a Alemanha seguisse o exemplo da URSS , e nazistas que queriam que Alemanha tivesse um lider forte capaz de salvar o país.
    Com a crise de 1929 e a divida que a Alemanha tinha com os países vencedores da primeira guerra mundial o partido nazista liderado por Hitler ganhou força, ele usou o descontetamento do povo alemão com o governo para ganhar mais seguidores. Depois que Hitler chegou ao poder o nazismo ganhou força e tinha como ideologia acabar com a com a raça judia na Alemanha , com os socialistas e ele tambem acreditava na supremacia da raça ariana em relaçao as outras.
    Então o nazismo massacrou violentamente o povo judeu e iniciou uma grande reforma na alemanha, Com isso ela voltou a ser uma grande potência mundial.

    NOMES: JUNIO(15)RAPHAELA (29) ,NATHÁLIA PINHO ,COLÉGIO MÓDULO

    ResponderExcluir
  3. Adolf Hitler não foi o inventor de tudo isso, na verdade tudo começou com Benito Mussolini na Itália, com o nome de Fascismo e antes também houve o Salazarismo. Onde um movimento surgiu como resposta à crise econômica e aos movimentos socialistas do pós-guerra e outro estava em situação de crise e decadência do “império” colonial, respectivamente.

    E só depois foi criado o Nazismo por Hitler, na Alemanha. Ele colocava que o Nazismo era a solução para as crises que ocorreram como a Primeira Guerra Mundial e a Crise de 29. Suas propostas de reestruturação econômica foram bem recebidas pela sociedade, no entanto suas táticas de repreção eram repuguinante. Sua crença sobre a superioridade da raça Ariana era sem fundamento, mas seus seguidores foram benevolentes quanto às ordens, até mesmo porque ele conseguiu realmente reerguer a Alemanha.

    Nada justifica seus terríveis feitos!

    Alunas: Fernanda Pózes 8 e Julia Costa 13.
    Turma: 31

    Colégio Módulo

    ResponderExcluir
  4. Incrível como o desespero é capaz de afetar o arbítrio de uma nação. Com a invasão francesa, o país endividado e atolado na inflação, o que restou ao povo faminto foi a revolta contra esse governo. Hitler foi extremamente oportunista nesse momento complicado. Com seu carisma hipnotizador e sua assustadora habilidade com as palavras, conseguiu atrair e conduzir seguidores como um pastor conduz seu rebanho, para um caminho de intolerância, antissemitismo e fascismo. Assim, acabou se tornando o Fuhrer do formado 3º Reich e só não teve êxito na sua ambiciosa missão de conquistar a Europa por completo e logo o mundo, porque não era tão habilidoso estrategista quanto era como manipulador. (A invasão da Rússia foi um desastre. O exército alemão saiu com o rabo entre as pernas da batalha por Stalingrado e Kursk. Logo a Alemanha sucumbiu perante o "Urso Vermelho").

    Colégio Módulo Macaé
    Turma: 31
    Nomes: Ian Rocha Monteiro (nº 10) William Ball e Fernando (nº 9)

    Saudações Tricolores.

    ResponderExcluir
  5. A partir de 1933 a história da Alemanha como também da Europa passa por uma grande transformação. Mais do que uma onda de movimentos autoritários, em cerca de vinte países, que varreram a Europa desde o fim da Grande Guerra em resposta a uma democracia pálida, os plenos poderes dados a Hitler e o despertar da Alemanha a partir de então, marca não só um evento político, mas sim um evento social de grandes proporções, um novo espírito europeu, mais autoconfiante, mais agressivo, em contrário a realidade que o cerca, nasce.No século XIX o romantismo já demonstrava ideais contrários ao Iluminismo e a sociedade burguesa. As realizações alemãs na área da música, literatura e ciência demonstraram um povo enérgico e pronto para assumir o papel de líder europeu, em detrimento de uma já cansada Grã-Bretanha ou da França, uma potência em franco declínio. Esse papel de foi deveras afetado pela Primeira Guerra Mundial, onde os alemães entraram com uma espécie de falta de visão ofensiva e uma aliança desastrosa. Tiveram de enfrentar quase todas as Grandes Potências do mundo, as quais mesmo assim, necessitaram de quatro anos para derrotá-la. Ao fim da luta, os alemães foram humilhados e empobrecidos e, durante algum tempo, ficaram em estado de completa penúria. Desde a capitulação até 1933, poucos acreditavam que a Alemanha ocuparia seu espaço novamente. Mas mesmo tendo passado mais de uma década sob experiências caóticas socias e financeiras, o espírito alemão ainda estava presente em todo um repúdio a República de Weimar.Durante a depressão econômica mundial de 1929/33, o poderio da Alemanha entre as nações da Europa estava em ascensão, não em declínio. Ainda em 1932 Inglaterra e França estavam procurando reduzir suas forças armadas, não a Alemanha. Nem a Armada, nem o Exército alemães sofreram redução. A Alemanha erguia-se novamente e em breve seria a mais forte potência da Europa. Esta ascensão alemã foi acelerada por Hitler, mas não causada por ele. O que ele fez foi aplicar uma poderosa injeção de confiança e agressividade nos alemães. Conseguindo poderes plenos, Hitler poderia enfim trazer organização e prosperidade para Alemanha. A lembrança imperial ainda estava bem viva na mente da população, assim como nas instituições e na vida social. Hitler agora incorporaria a imagem do imperador, tornando-se o Führer; e construiria o novo Reich Alemão.

    Colégio Módulo Macaé
    Turma: 31
    Dupla: Lohane Ferreli (17) e Cristine Lang (?)

    ResponderExcluir
  6. Lara Carolina nº16

    Visto como um governante com idéias tão inescrupulosas, conquistou uma nação.

    Com suas idéias que de sua consepção eram visionárias.

    Idéias de unificação de raça... renegando suas raízes e seu povo, que o mesmo não considerava ser seu povo.

    Uma pessoa que com ar de superioridade aplicava experiencias à humanos, seres de mesma raça; pois suas etnias e religioes eram diferentes...

    O nazismo... na época considerado não apenas uma politica, mas tambem uma religião, uma lei.

    Esse ser tarjado de louco comoveu multidões, perseguiu multidões, foi o mandante de milhares de mortes.

    Mas como alguém que cometia esses "pecados" era tão religioso? Sim, Hittler era catolico, temente à religião, mas com seus dógmas, acreditava que ao morrer, obteria o perdão...

    Como alguém com tal nível de pscopatia balançou montanhas? Como era o ar de convencimento desse ser? Como convenceu tantas pessoas de suas idéias?

    Algo que não pode negar: esse homem conseguiu ser um lider, uma lenda.

    ResponderExcluir
  7. Um elemento vital do apelo de Hitler era o sentimento de orgulho nacional ofendido pelo Tratado de Versalhes imposto ao Império Alemão pelos aliados. O Império Alemão perdeu território para a França, Polónia, Bélgica e Dinamarca, e teve de admitir a responsabilidade única pela guerra, desistir das suas colónias e da sua marinha e pagar uma grande soma em reparações de guerra.. Hitler se aproveitou de quando a Alemanha estava fraca para poder tomar o poder, mostrando a alemanha propostas de melhorias.. mas na verdade ele queria era massacrar os judeus de uma forma doentia! Felipe Assunção e Yago Tavares

    ResponderExcluir
  8. Por: Maria Eduarda Cosendey (nº19), Marina Nolasco (nº21) e Nayara Pavan (nº26)
    Colégio Módulo Macaé - Turma 31

    Após a segunda guerra mundial, sob o comando de Hitler, se desenvolveu na Alemanha um sistema político totalitário conhecido por nazismo. aproveitou-se do caos econômico, político e da humilhação em que se encontrava a Alemanha depois da derrota naquela guerra. O nazismo nasceu no Partido Nacional-Socialista para qual Adolf Hitler entrou em 1919.
    Logo após conquistar a liderança do partido (mudando o nome deste, para Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães), o nazismo ganhou força. Além de odiarem comunistas, massacravam judeus e homossexuais, em campos de concentração nazistas. Iniciou-se assim uma grande reforma na Alemanha, a qual a maioria dos alemães consentiu com total vigor, este proveniente de todo o sentimento nacionalista exacerbado que Hitler e seu eficiente sistema de propaganda espalharam. O mais curioso é constatar que todas essas teorias de superioridade ariana deixaram um legado para a geração atual de vergonha e humilhação perante o mundo.

    ResponderExcluir
  9. Com o fim da Primeira Guerra, em 1918, a Alemanha, derrotada, encontrava-se em uma profunda crise. Para sair da guerra e manter o que restou de seu exército, assinou um acordo de paz chamado “Tratado de Versalhes”. Esse tratado criou na Alemanha um clima de revanchismo, revolta, por parte da população que estava se sentindo humilhada. Em 1919 uma onda de movimentos antidemocráticos surgiu no cenário mundial. Na Itália predominava o fascismo; em Portugal, o salazarismo; na Espanha, o franquismo; e na Alemanha, o nazismo.
    Em 1923, Hitler, indignado com as péssimas condições que os alemães enfrentavam, pela derrota na guerra, tentou um golpe de Estado e sem sucesso, foi preso. Na prisão, escreveu um livro que se tornaria a cartilha para o nazismo: “Mein Kampf” (Minha luta). Nesse livro, Hitler defendia a hegemonia da raça ariana, alegando que a Alemanha só se reergueria quando os povos se unissem “num só povo, num só império, num só líder”. Outras etnias, como judeus e negros, deveriam ser executados. Hitler não gostava de judeus, pois afirmava que a Primeira Guerra só foi desastrosa por conta da traição dos judeus.
    Os alemães viam em Hitler uma salvação para a crise que o país enfrentava. Rapidamente o partido cresceu e com isso, o presidente alemão Hindenburg, pressionado, ofereceu o cargo de chanceler a Hitler, que instaurou uma política de repreensão contra seus opositores. Em agosto de 1934, o presidente Hindenburg morreu e Hitler assumiu o cargo máximo, criou o Terceiro Reich e se proclamou Führer. Sua primeira medida como ditador foi a execução de milhares de judeus, comunistas, homossexuais, negros e outros nos campos de concentração. Esse episódio ficou conhecido como “Holocausto”.

    Em 1939, teve início a Segunda Grande Guerra. Hitler enviou toda a tropa alemã, depois de inúmeras batalhas, o exército alemão tentou em junho de 1941 invadir a União Soviética. Apesar das vitórias iniciais, Hitler não contava com o rigoroso inverno e suas tropas foram surpreendidas, ficando cercadas por tropas russas. Sem comida, sem água e enfrentando um frio congelante, o exército alemão foi derrotado. Hitler sabendo da derrota decidiu suicidar-se com um tiro na cabeça.

    Colégio Módulo
    Alunas: Érica Marques(6) e Thaís Tinoco(34)

    ResponderExcluir
  10. A chegada dos nazistas ao poder colocou fim à República de Weimar, uma democracia parlamentar estabelecida na Alemanha após a Primeira Guerra Mundial. Com a nomeação de Adolf Hitler como chanceler a Alemanha nazista tornou-se um regime no qual os alemães não possuíam direitos básicos garantidos. Os nazistas instituíram uma política de "coordenação" na qual a cultura, a economia, a educação, e as leis passaram ao controle nazista. O regime nazista também tentou "coordenar" as igrejas alemãs e, apesar de não obter sucesso total ganhou apoio da maioria dos católicos e protestantes. Dentro daquele sistema, as pessoas "racialmente inferiores" como os judeus deveriam ser eliminadas. A política externa nazista tinha como objetivo, desde o início, travar uma guerra de aniquilação contra a União Soviética e, para isto utilizou os anos de paz anteriores à eclosão da Guerra para preparar o povo alemão para o conflito.

    NOME : Lucas Wyatt(18)

    ResponderExcluir
  11. Com varias derrotas e situaçao monetária ruim, a Alemanha estava passando por uma crise em seu país. Foi o bastante para hitler intervir e aproveitar dessa oportunidade para atrair pessoas para o seu lado,e que ao fundar o partido nazista e se ocupar como chefe ele pois em prática o que queria, se aproveitando também da angústia da Alemanha com outros na época, para aumentar a rivalidade e logo depois conquistar tudo que queria, como outros países e a isenção de judeus e outras raças que não eram arianas, da Alemanha.

    Isabella Lemos (11) e Roberta Muros (31)

    ResponderExcluir
  12. A crise que a Alemanha passou fora agravada ainda mais pelas enormes indemnizações impostas pelo Tratado de Versalhes e pela ocupação do vale do Ruhr por França e Bélgica.Em 1931, há 4 milhões de desempregados, quase 30 mil falências e a produção cai em todos os sectores.
    No plano político, a situação também era grave, pois vários golpes de direita e esquerda se sucederam, todos fracassados.

    A crise económica mundial de 1929 permitiu a ascensão ao poder do líder do partido Nazista, Adolf Hitler, pois ele afirmava que suas propostas de restauraçao economica iam ser a soluçao para a crise,porém com a ascensão de Hitler ao poder, o anti-semitismo e os actos de violência contra judeus se tornaram política de estado.
    Ele conseguiu tirar a Alemanha da crise , mas fez coisas terríveis aos judeus.




    jade(12) e cristal(3) , turma 31

    ResponderExcluir
  13. A partir do século XX é onde tudo se inicia, Adolf Hitler inicia o partido Nazista logo após a primeira Guerra Mundial.
    O governo alemão emitiu um decreto que suspendia direitos civis constitucionais e acabaram criando um estado em que os decretos oficiais poderiam ser executados sem confirmação do parlamento.
    O nazismo era apoiado principalmente por católicos e protestantes; logo após a Alemanha revelou os objetivos e ideais das propostas para este regime, que levou ao fim cerca de 11 milhões de pessoas; tanto judeus, quanto não judeus.
    Basicamente todos, eram obrigados a exercer esta doutrina, pois Hitler ja tinha dado sua ordem. Foi assim que os judeus perderam sua cidadania, foram perseguidos e brutamente executados.


    Colégio Módulo Macaé. turma:31
    Bianca Chagas(1); Raysa Golosov(30); Emily Augusto(4)

    ResponderExcluir